Resumo descritivo
Seminário com o tema "Dinâmica da Comunicação" realizado nas dependências do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, com duração aproximada de 87min.
A palestrante destaca o fato de que a informação, cada vez mais, se tornava “velocidade” e “instantaneidade”. Logo, o mundo parecia estar se tornando “menor”. Os acontecimentos históricos estavam sendo transmitidos ao vivo independente de onde ocorriam no planeta. Assim, um novo desafio surgiu, a exigência para o trabalho do profissional de comunicação tinha aumentado consideravelmente.
O jornalista precisava cada vez mais estar atualizado e a par de tudo que pudesse ser fato noticioso, não apenas em seu setor de cobertura, mas nos outros também. Como exemplo, são citadas as coberturas internacionais na área de Economia. O profissional teria de compreender como as relações entre novos fatos pelo mundo seriam capazes de influenciar os fatores econômicos.
Ressalta-se uma nova problemática: como a formação dos profissionais de comunicação seria capaz de enfrentar esses novos desafios. A palestrante demonstra preocupação e argumenta que a observação dos currículos multifacetados dos estudantes indica que não houve um grande desenvolvimento da reserva de mercado. Ela insiste que o profissional precisa de conhecimento profundo e que, à medida que o mundo se torna mais complexo, necessita saber "um pouco de tudo” .