Resumo descritivo
Depoimento do violinista Salvatore Accardo e do contrabaixista Lucio Buccarella, representantes do grupo musical italiano “I Musici” para o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 42min.
Salvatore fala sobre sua trajetória como músico na Itália. Ele conta que iniciou seus estudos em Napoli, no Conservatório San Pietro a Majella. Graduou-se em 1955 e passou a vencer diversos concursos internacionais como os de Genebra e o de Paganini, em Gênova. Depois dessa fase, considera que de fato iniciou sua carreira artística, viajou pelo mundo tocando em grandes orquestras, gravando discos pelas gravadoras RCA, Philips e Deutsche Grammophon e colecionando prêmios tanto nacionais quanto internacionais. O violinista destaca que, naquele momento, a Itália tinha passado por uma reavaliação do contexto da música clássica. As salas não estavam mais cheias apenas de pessoas idosas, os jovens tinham passado a apreciar os concertos musicais com entusiasmo. Salvatore ainda comentou sobre a situação da música na América do Sul e fez elogios aos públicos de Buenos Aires e Porto Alegre.
Já o contrabaixista Lucio Buccarella trouxe mais informações sobre o “I Musici”. A formação do grupo se dá em 1952, composto por jovens estudantes da Academia de Santa Cecília e de outros observatórios italianos. Decidem se dedicar à música Barroca dos séculos XVII e XVIII, fazem sucesso logo na estreia na própria Academia e numa sequência de festivais até serem contratados por uma gravadora. Para Lucio, o grande incentivo ocorreu quando o maestro Toscanini fez uma menção elogiosa ao grupo em uma entrevista a um jornal. O “I Musici”, apesar de já ter feito turnê pela América, estava pela primeira vez em Porto Alegre após quase vinte e cinco anos de atuação. Os componentes do grupo “I Musici” eram, naquela época, Salvatore Accardo, Arnaldo Apostoli, Anna Maria Cotogni, Walter Gallozzi, Luciano Vicari, Italo Colandrea, Francesco Strano, Mario Centurione, Paolo Centurioni, Carmen Franco, Lucio Buccarella e Maria Teresa Garatti.
[Tradução livre, conforme Créditos].