Resumo descritivo
Debate com Flávio Vinicius Cauduro, com duração aproximada de 62min, realizado entre o professor da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a equipe do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa sobre a organização do Acervo de Publicidade.
Discute-se em um primeiro momento qual seriam os critérios para organizar a grande variedade de material do Acervo de Publicidade que se encontra no Museu. Flávio Cauduro é apresentado como sendo o idealizador, junto à sua esposa, do logotipo do Museu de Comunicação e destaca a importância do “olhar” dos profissionais de Publicidade no que se refere à difusão deste acervo e à comunicação com o público.
Cauduro fala brevemente sobre sua experiência na área da Comunicação Social e do seu trabalho com dispositivos analógicos dedicados à preservação. Registram-se, ainda, algumas considerações sobre o tipo de material encontrado no museu. Alguns participantes defendem que o trabalho a ser realizado na instituição não pode se limitar à organização do acervo, mas que também deve se dedicar à produção de conteúdo a partir do mesmo. O grupo debate se essas atividades poderiam ser feitas simultaneamente.
Também se discute acerca de qual seria a iniciativa mais eficiente para iniciar o processo de divisão do acervo. Uma das presentes questiona se seria possível tomar o período de décadas como uma referência. Outra opção levantada seria a divisão do material tendo como base a evolução da área a partir de movimentos sociais e acontecimentos históricos. Cauduro entende que o maior referencial seria ainda o histórico, isto é, os eventos que mais marcaram o imaginário das pessoas e a introdução de tecnologias como o rádio e televisão.