Resumo descritivo
Depoimento da musicista e professora Rafaela Furtado para o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 66min.
Rafaela Furtado fala sobre sua relação com a Música e como decidiu se dedicar ao ofício de professora. Ela conta da influência que recebeu de sua família para que desenvolvesse habilidade musical. Seu pai era instrumentista, dominava o violoncelo e o violino, enquanto sua mãe era cantora. Durante as noites, eles se reuniam em casa para interpretar músicas e Rafaela tocava no piano. Lembra-se, inclusive, que a casa em que eram feitos os saraus ficava na rua Lima e Silva.
Rafaela Furtado explica também quando decidiu fazer o Magistério. Após se separar de seu esposo, em 1939 prestou concurso para ingressar na carreira do Magistério como professora de Música. Foi aprovada em terceiro lugar e nomeada para atuar no município de Sapucaia do Sul. Lecionou canto para alunos de todas as idades. Ela relembra ainda sua rotina diária, saia cedo pela manhã para pegar o ônibus, o trajeto até o local de trabalho durava cerca de uma hora e meia. A professora se recorda do dia em que uma enchente impediu o transporte de chegar em Sapucaia do Sul e, ao lembrar da preocupação de sua mãe, optou por voltar para casa.