Resumo descritivo
Depoimento do propagandista Rubens Souza para o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 24min.
Rubens Souza trata da trajetória profissional e do inusitado apelido que era dado aos propagandistas que atuavam nas ruas da cidade. Estes eram conhecidos como “homens-sanduíche” pelo fato de carregarem um quadrado de madeira no torso e outro nas costas que apresentavam a propaganda. Ele explica que esse apelido tem origem na América do Norte, mas que o nome correto da função é propagandista comercial.
O propagandista também fala sobre sua origem e de outras experiências que teve no Teatro Amador. Nascido em 1912, na cidade de Rio Grande, Rubens passou a viver em Porto Alegre em 1935. Antes mesmo de atuar na área comercial na cidade, ele trabalhou no Circo, fazendo, inclusive, propaganda. Já sua afinidade com o Teatro vem de sua cidade natal, onde passou a frequentar grupos de Teatro em 1932. Rubens explica que ele e seus colegas trabalhavam em outras atividades durante o dia e se reuniam à noite para praticar as peças em um teatro alugado.