Resumo descritivo
Bate-papo com o jornalista e crítico de cinema Paulo Fontoura Gastal mediado por Teniza Spinelli, Roberto Antunes Fleck e Iara Carvalho com cerca de 1h22min de duração. A conversa se inicia com perguntas sobre a trajetória profissional do jornalista no Correio do Povo. O entrevistado se mostra à vontade e devolve perguntas aos entrevistadores. Paulo Fontoura se mostra curioso com trabalho feito dentro do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. Roberto Fleck explica que o objetivo é resgatar a memória daqueles que contribuíram para a construção da cena cultural do Estado do RS.
Em um segundo momento é lembrado o trabalho do jornalista no Caderno de Sábado do Correio do Povo. Gastal revela que levava o caderno sempre consigo e conta histórias sobre esta época. Também é mencionado o programa Cinema na Guaíba e ele recorda que seu filme favorito naquele momento era Cidadão Kane de Orson Welles, 1941.
Na sequência, a esposa de Paulo Fontoura Gastal, Diná Gastal, se junta à conversa e toma pra si o foco da entrevista, contando curiosidades sobre a vida pessoal do casal.