Resumo descritivo
Entrevista de Judith Cramer, viúva do radialista Érico Cramer, de 46min40seg. A conversa se inicia com a entrevistadora revelando que a convidada trouxe obras de Érico como presentes ao museu, alguns meses antes. É informado que boa parte das obras do radialista estão sendo doadas ao acervo do Museu.
Fala-se da trajetória de Érico Cramer não apenas no Rádio, mas também na Televisão. Judith conta que Érico fez um curso para trabalhar com as “telas” no Rio de Janeiro e lá chegou a dirigir peças de teatro. Também rememora o envolvimento de Érico Cramer na fundação da Casa do Artista Riograndense em 1949, cujos estatutos foram elaborados em sua casa. Quanto aos quartos recorda que continham mesinha de cabeceira e uma cama. Inicialmente, havia em torno de dez artistas na Casa.
Posteriormente, o foco da entrevista se volta para fatos pessoais da vida de Judith Cramer, mesmo antes de conhecer Érico. Era professora e lecionou no Colégio Voluntários da Pátria. Ela registra, ainda, algumas memórias com seu pai, o Dr. Mario Totta, sua trajetória na área da Medicina e o cotidiano em família na cidade.
Já no momento final da entrevista, o foco volta a ser a trajetória midiática e artística de Érico Cramer, com espaço para apresentação de fatos curiosos, como quando o radialista foi condecorado com a entrega da Medalha da Cruz Vermelha junto de Leonel Brizola.