Resumo descritivo
Depoimento de Lauro Correa da Silva com duração de cerca de 29min59s. O radiotelegrafista fala sobre o período de serviços no Exército e do êxito em concurso do Departamento de Correios e Telégrafos. Também menciona os momentos em que trabalhou fora do estado do Rio Grande do Sul, caracterizando de maneira completa sua trajetória profissional de 37 anos.
Como servidor federal, rememora os períodos em que emitiu e recebeu correspondências oficiais trocadas entre o Governo do Estado e a Presidência da República. Ele recorda que durante o Governo de Flores da Cunha enviou a pedido do próprio Interventor documentos oficiais e sigilosos ao Presidente Getúlio Vargas. Já durante a Campanha da Legalidade, enviou mensagens particulares a pedido do Governador Leonel Brizola e ressalta que na época explicou ao mesmo, pessoalmente, que como a repartição era federal não poderia fazer o serviço oficial para o movimento.
Lauro Correa lembra que chegou a ser convidado para trabalhar para o Movimento da Legalidade, mas que não chegou a se comprometer formalmente, por conta de sua carreira como servidor. Contudo, disse que poderia colaborar, como o fez por meio do envio das correspondências não oficiais do Governador Leonel Brizola.