Fotografia em ambiente fechado com enquadramento no sentido vertical. Na imagem, há um casal vestindo trajes sociais. O olhar de ambos direciona-se para o lado esquerdo da perspectiva da captura. A composição coloca seus perfis em evidência com o fundo esmaecido. A imagem tem uma moldura e a inscrição: "Atelier Barbeitos".
No verso há uma vinheta com o endereço do estúdio e a dedicatória: "Offerecido ao meu queridos / Padrinhos em prosa de / lembrança e sincera amizade. / Augusto e / Celina. / Porto Alegre 1 4-12".
Álvaro, Augusto e Inocêncio eram três irmãos portugueses. Álvaro e Inocêncio - os mais velhos - mantiveram o atelier denominado Barbeitos & Irmão até meados de 1910. O último endereço do estabelecimento foi na Rua José do Patrocínio, nº 32. Uma das peculiaridades deste atelier era oferecer seus serviços por preços acessíveis, produzindo em série fotografias de formatos maiores que os comuns.
Dimensões
13,7 x 9,5 cm - fotografia, 17,0 x 10,8 cm - cartão rígido (altura x largura)
Acervo protegido pela Lei 9.610/98. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos.
Mídias relacionadas
STUMVOLL, Denise; SILVA, Welington (Org.). Carte de visite e outros formatos: relatos no acervo do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (1880-1920). Porto Alegre: Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa, 2019.