Resumo descritivo
Depoimento do ator Pedro Paulo Rangel ao jornalista Roberto Fleck do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 1h6min.
Pedro Paulo Rangel fala de sua trajetória artística, rememorando a ligação com o teatro amador quando era ainda pré-adolescente. Ele conta que foi colocado em contato com o contexto das Artes Cênicas pela influência de um vizinho que praticava teatro amador. Pedro Paulo começou a acompanhá-lo e acabou por se associar ao clube chamado "Esporte Clube Minerva" no Rio de Janeiro.
O ator lembra que na época havia uma tradição no teatro amador de que os papéis infantis fossem feitos por mulheres mais velhas. Dificilmente crianças ou adolescentes recebiam oportunidades. O ator, então, passou a adquirir conhecimento em diferentes áreas como contrarregragem, iluminação e maquiagem. Em dado momento resolveu ousar e escreveu uma peça chamada “Quando os pais entram em férias”, que desafiava justamente a falta de oportunidades para os mais jovens. Para a surpresa do ator, a peça obteve sucesso, ainda que durante os ensaios existissem pessoas do clube estigmatizando-a como “coisa de criança”. Ele explica que para escrever “Quando os pais entram em férias” buscou influenciou em espetáculos que assistiu e que permaneceram em sua memória de espectador.