Resumo descritivo
Depoimento do ator Custódio Lopes Valente ao jornalista Roberto Fleck do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 1h2min.
Custódio Lopes Valente fala de sua trajetória como ator e relembra de época marcada por intensa atividade cultural em Pelotas. Ele cita os saraus realizados com serestas apresentadas por grupos vocálicos. E salienta que a cidade era vista como um centro de cultura atraindo para seus eventos os artistas de maior destaque do centro do país. Custódio destaca que a receptividade do povo pelotense era um fator de relevância neste contexto.
O ator recorda ocasiões em que artistas renomados visitaram a cidade e situações curiosas que se deram a partir dos eventos culturais. São mencionados os cantores Francisco Alves, Orlando Silva e Vicente Celestino. As serenatas deste último, segundo Lopes, ocasionaram o fechamento de uma rua em certa madrugada.
O ator destaca, ainda, a capacidade que a cidade de Pelotas possuía em atrair grandes companhias de operetas, inclusive francesas, que passavam pelo município mesmo antes de locais como Rio de Janeiro e Buenos Aires. Ele atribui parte da razão pela qual isso ocorria ao fato de que os proprietários de charqueadas na época acumulavam muitos recursos com a atividade econômica, investindo na realização de muitas apresentações culturais na cidade.