Resumo descritivo
Depoimento do advogado Leandro Telles para o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 1h30min.
Na ocasião, o depoente era presidente do Movimento de Defesa do Acervo Cultural Gaúcho, presidente do Instituto Cultural Português, membro da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Histórico de São Leopoldo.
Leandro Telles inicia sua fala contando sobre a origem do Movimento de Defesa do Acervo Cultural Gaúcho e faz uma crítica ao que chamou de “pragmatismo” do povo gaúcho em relação à falta de apego às obras arquitetônicas culturais que facilmente eram substituídas por construções para fins comerciais.
O advogado revela que foi conselheiro fundador do Conselho Municipal de Turismo de Porto Alegre (COMTUR), representando a Secretaria Municipal de Transportes como assistente jurídico. Telles lembra da primeira obra que realizou: a organização do primeiro Museu de Arte Sacra da cidade. O processo de viabilização da construção foi bastante dificultado pela falta de verba pública, foram necessárias diversas doações de terceiros. Lamenta-se ainda o fato de o museu ter sido fechado sem causa aparente.