Resumo descritivo
Depoimento do médico e locutor José Carlos da Costa Gama para o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 22min56s.
Médico oftalmologista e locutor da Rádio Gaúcha na década de 1950, José Carlos da Costa Gama fala sobre sua trajetória no Rádio e sobre as primeiras experiências na área da Comunicação Social. Ele salienta que o improviso está muito presente no Rádio e na locução e faz uma comparação com o curso de Medicina, no qual se preparam aulas, cursos, palestras e também se lida com o improviso. Costa Gama lembra que em 1942 teve o primeiro contato com o microfone, em um programa de calouros, antes de entrar na faculdade.
Sobre a relação com a Rádio Gaúcha, relata que ocorreu um tempo depois quando, acompanhado de amigos, resolveu participar de um concurso para locutor. Ele conta que venceu o concurso e passou a trabalhar na Rádio. Naquela época a programação era praticamente diurna e muito voltada à transmissão de músicas gravadas em discos. Mas havia também os noticiários, que ocorriam em três diferentes horários. O médico lembra que durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), por exemplo, a Rádio Gaúcha produziu ampla cobertura sobre os acontecimentos internacionais e principais embates que ocorriam na Europa e na Ásia.
Acerca da relação do ouvinte com o locutor, Costa Gama recorda que os radialistas eram reconhecidos os espaços públicos pela voz, assim como os artistas. Ele pondera que naquela época a maior distração para quem ficava em casa era ouvir rádio. Além disso, como havia apenas três emissoras, a Rádio Gaúcha, a Rádio Difusora e a Rádio Farroupilha e por vezes eles gravavam programas nos cinemas e nos teatros, as pessoas também conheciam o rosto dos locutores e radialistas.
Ainda são trazidas à tona pelo entrevistado suas relações interpessoais no ambiente de trabalho. Um nome lembrado de forma especial por Costa Gama é o de Maurício Sirotsky Sobrinho, com o qual nutriu grande amizade e trabalhou lado a lado no Rádio. Em sua rotina, Costa Gama apresentou diversos programas no horário da manhã e ganhou notória visibilidade em seu meio. Um momento de destaque em sua carreira foi sua atuação como jornalista esportivo. Neste período exercia o papel de comentarista, participando da narração de partidas de futebol.