Resumo descritivo
Depoimento do radialista e jornalista Jayme Copstein ao Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 23min38s.
Editor dominical do Correio do Povo e coordenador de projetos especiais da Companhia Jornalística Caldas Junior, Jayme Copstein relembra suas primeiras experiências profissionais na área da Comunicação ainda em Rio Grande, sua cidade natal. Conta que naquele período trabalhava em jornal e rádio e que começou sua vida profissional no jornal “Gazeta da Tarde” e na “Rádio Cultura Rio-grandina”. Já em Porto Alegre, uma primeira dificuldade que enfrentou foi relacionada à idade, pois tinha apenas dezessete anos e era necessário ter dezoito para ingressar no mercado de trabalho.
Com relação à atuação na Rádio Gaúcha, ressalta que ali trabalhou como produtor e não locutor. Copstein destaca sobre o momento em que recebeu a primeira oportunidade na Rádio, escrevendo uma notícia sobre uma corrida de automóveis importante que ocorria na cidade, a primeira após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A partir de então foi apresentado a Cândido Norberto, diretor artístico da Rádio Gaúcha na época, fez um teste e ingressou no quadro de produtores da emissora.
Copstein relembra momentos marcantes do período em que trabalhou na Rádio Gaúcha e menciona a amizade que fez com colegas do Rádio. Também fala sobre os importantes conhecimentos aprendidos com estes profissionais acerca da locução de rádio. Outro orgulho que compartilha é a criação da Revista Sonora, uma revista radiofonizada que publicava variedades. Ainda na Rádio Gaúcha, exerceu o cargo de produtor-chefe, ganhando destaque com os novos programas lançados naquele período. Dentre estes ele destaca as músicas, as radionovelas e as dedicatórias.
Fazendo uma retrospectiva geral do período em que atuou na Rádio Gaúcha, Jayme Copstein o descreve como sua “época de ouro” e reafirma o prazer que sentia em ter a liberdade de produzir os programas à sua maneira. Por fim, menciona as dificuldades de produzir trabalhos que agradem boa parte do público, por conta dos diferentes gostos e estilos existentes, salientando a importância da convivência entre diferentes visões.