-
Depoimento de Eliseu Paglioli
- Voltar
Metadados descritivos (INBCM/Ibram)
Miniatura
Número de registro
MCOM 0314-S
Denominação
Áudio em Fita Magnética
Título
[Depoimento de Eliseu Paglioli]
Autor
Acervos MuseCom
Resumo descritivo
Depoimento do professor, médico e político brasileiro Eliseu Paglioli para o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 35min24s. O professor foi entrevistado pela jornalista Iara Bendati nos estúdios da Rádio do Centro de Teledifusão Educativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Na apresentação do entrevistado, Iara Bendati lembra que Paglioli foi Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ministro da Saúde, além de neurocirurgião renomado internacionalmente. Nascido na cidade de São Francisco de Paula em 26 de dezembro de 1896 mudou-se para Porto Alegre aos 19 anos, onde iniciou seus estudos em Medicina.
Em seu depoimento o médico e professor lembra que a rádio universitária da UFRGS foi a primeira instalada no país, que só anos mais tarde outras universidades conseguiriam contar com este órgão de divulgação. Em 1953, logo após assumir a reitoria, ele procurou técnicos e professores que o subsidiassem na construção de um caminho para obter a faixa de onda para a rádio da Universidade. Após alguns percalços e muitos desafios, em 1956 um transmissor foi instalado na Ilha do Chico Inglês e em 1957 a UFRGS obteve a autorização do Governo Federal para operar uma estação de radiodifusão.
Paglioli recorda que no período experimental de transmissões a programação abrangia horários nos turnos da manhã, da tarde e da noite. Ainda durante sua gestão na reitoria os estúdios da Rádio foram transferidos para a rua Sarmento Leite. O professor salienta a importância das transmissões regulares de concertos musicais, recitais, palestras e outras atividades para a vida cultural dos gaúchos na época. Cita nome de jornalistas, diretores e demais colaboradores da Rádio desde os seus primórdios e fala sobre seu funcionamento, por meio de departamentos ou seções técnicas, artísticas e culturais, cada um deles com distintas funções.
Eliseu Paglioli relembra, ainda, de períodos de sua vida pessoal, da vida simples e das dificuldades enfrentadas na juventude. Ele conta que isto o impulsionou a dedicar-se aos estudos com grande entusiasmo. Depois de formado, passou a realizar cirurgias, viajou para a Europa e para os Estados Unidos, mas nunca deixou a simplicidade de lado. Na Universidade, recebia a todos em seu Gabinete com humildade e enfatiza que o homem que foi mensageiro de farmácia não podia ser orgulhoso. Finaliza seu depoimento recordando de alguns feitos de sua gestão como reitor, como a reforma e ampliação de alguns prédios da UFRGS, a construção do Hospital de Clínicas e a idealização do Campus do Vale.
Dimensões
01 fita cassete de áudio
Material/técnica
Local de produção
Data de produção
10 nov. 1977
Condições de reprodução
Acervo protegido pela Lei 9.610/98. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos.
Mídias relacionadas
[sem informação]