Resumo descritivo
Depoimento de Ariano Suassuna para Roberto Antunes Fleck, jornalista do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 24min.
Fala-se, primeiramente, sobre o Movimento Armorial que exalta a arte erudita produzida exclusivamente pelo povo. Suassuna explica que o movimento se pauta na luta contra a descaracterização e vulgarização da cultura brasileira popular. Ele cita como exemplo uma manifestação cultural do Nordeste, a tradição de poesia popular narrativa, feita em forma de folhetos épicos, heroicos ou cômicos, de satíricos. É importante destacar que essa forma de manifestação cultural também reúne música, já que as poesias são cantadas, e produção de xilogravura como ilustração.
Roberto Fleck pergunta a opinião do escritor sobre o neoliberalismo. O intelectual deixa claro que entende o neoliberalismo como prejudicial para a sociedade em vários aspectos, incluindo o cultural. Suassuna também faz questão de diferenciar cultura popular de cultura de massas. Ele fala, ainda, sobre sua visão quanto ao socialismo e pondera que a queda da União Soviética foi algo positivo, já que entende que o regime teria sido apenas uma desvirtuação da ideologia socialista.