Resumo descritivo
Depoimento de Ado Malagoli com duração aproximada de 52min23seg.
O artista plástico, primeiramente, trata de sua chegada ao Rio Grande do Sul e a grande motivação de uma exposição realizada em 1951, quando o Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul passava por reformas curriculares em seus cursos e ele foi nomeado como docente. Conta que foi convidado a presidir, pelo Governo do Estado, a Coordenadoria de Artes do Departamento de Difusão Cultural. Neste cargo, explica que idealiza com o diretor do departamento a organização de um museu de belas artes na cidade de Porto Alegre.
Malagoli trata em detalhes do processo de organização do Museu de Arte do Rio Grande do Sul e de sua primeira exposição. Fala sobre aquisição de obras pela instituição, captação de recursos, parcerias e estudos nesse processo. Defende a receptividade das exposições pelo público e ressalta o valor cultural das coleções adquiridas e o seu projeto para a primeira sede do Museu que seguiu preceitos técnicos de conservação preventiva.
Como professor, ele destaca o trabalho de restaurador e os projetos em parceria com a Santa Casa de Porto Alegre para a reestruturação de obras para o acervo do Centro Cultural desta. Aborda as transformações da arte gaúcha e expõe sua visão sobre as recentes tendências à patrimonialização.