Resumo descritivo
Debate com Iara Neves, com duração aproximada de 187min17seg, realizado entre a bibliotecária e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a equipe do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa.
Em sua introdução, Neves afirma semelhança entre o MuseCom e o Museu de Imagem e Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) dentro das configurações de suportes e coleções, separando o acervo em diferentes naturezas e nomeando-as de acordo com conceitos utilizados na Biblioteconomia. Ela aborda as necessidades da instituição em relação ao acervo, propõe organização e políticas de seleção e apresenta uma estratégia de interligação com as coleções das demais instituições culturais do Estado do Rio Grande do Sul. Fala sobre a implementação da Lei de Depósito Legal.
A professora destaca a importância da criação de uma política de aquisição, debate o assunto com os presentes e expõe que existe a necessidade de conscientização das peculiaridades dos acervos regionais. Ela aponta também necessidades do acervo e a existência de um desvio em relação à consulta. Defende uma ação cooperativa entre as instituições da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul. Expõe técnicas para uma melhor indexação dos acervos e recomenda instruções pré-definidas para a catalogação. Fala de métodos para este processo, como a tesaurização e o controle de vocabulário. Indica pesquisas na área e defende uma equipe interdisciplinar para sua execução.
Neves aponta urgência na definição de critérios como políticas para aquisição e expõe orientações para o tratamento de coleções recentemente adquiridas. Fala também sobre definição de critérios para a realização de descarte, empréstimos e transferências. Ressalta a importância de levar em consideração nestas definições a preservação e a relevância cultural.
A bibliotecária discute necessidades do acervo de imprensa do MuseCom, traça perspectivas para o futuro da instituição e estimula o trabalho nas questões apresentadas.