Resumo descritivo
Ato solene de criação do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 34min56seg. A cerimônia de inauguração é celebrada, primeiramente, pela então diretora do Departamento de Assuntos Culturais, Srª Antonieta Barone, que menciona os percalços do processo de criação de uma instituição cultural que salvaguarde a memória da comunicação social em seus diversos formatos de materialidade. Ela cita também os objetivos primordiais da instituição e agradece a colaboradores as doações para a formação do acervo.
Posteriormente, há o discurso do Sr. Alberto André, em nome da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), que celebra o marco de criação do Museu e agradece a diversas instituições e associações ligadas à imprensa. Após o discurso do presidente da ARI, o Representante da Assessoria de Comunicação Social do Palácio Piratini, Sr. Carlos Alberto Carvalho, expõe a importância da memória da imprensa gaúcha para os profissionais de Comunicação Social e todo o seu contexto social, além de agradecer ao Governo do Estado e a seus representantes pela concretização de tal instituição.
Apresentado o ato de assinatura do documento de criação do Museu de Comunicação Social, vinculado ao Departamento de Assuntos Culturais da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, segue o discurso do secretário de Educação da época, Coronel Mauro da Costa Rodrigues, que agradece ao Governo do Estado, divulga as atividades a serem desempenhadas inicialmente pela nova instituição e defende o significado e a relevância social da iniciativa.