Resumo descritivo
Palestra de Elsie Lessa durante o segundo dia do 1º Congresso Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul com duração aproximada de 1h02min.
O 1º Congresso Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul foi um evento de caráter excepcional, promovido pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Cultural (CODEC) e realizado no Salão de Atos da UFRGS no mês de abril de 1989, no qual diversas personalidades de reconhecida atuação cultural, nacional e internacionalmente, se reuniram para dividir suas experiências profissionais, traçar paralelos com o passado visando o futuro da cultura no estado e propor debates quanto aos desafios a serem enfrentados. As discussões se debruçaram sobre os temas “Formação histórica da Cultura Gaúcha”, O Rio Grande do Sul na Cultura Brasileira”, “Cultura e Meios de Comunicação”, “Bases para uma Política Cultural” e “Institucionalização da Cultura no Rio Grande do Sul”. Os debates e resoluções que tiveram lugar no Congresso foram fundamentais para a definição das bases de criação da Secretaria de Estado da Cultura.
Elsie Lessa, jornalista e escritora, ministrou uma palestra sobre o tema "Jornalismo Literário" e discutiu sua carreira. Elsie, que vive fora do Brasil há 12 anos, salientou que não existe uma diferença fundamental entre o estilo jornalístico e literário, mas que a principal distinção seria a imediatez no jornalismo.
A escritora também compartilhou histórias de sua carreira, enfatizando a riqueza dessas experiências para o seu ofício como jornalista. Destacou que, apesar de passar por desafios e eventos marcantes, nunca foi discriminada por ser mulher ou por sua idade.
Elsie Lessa mencionou, ainda, seu apreço por Portugal e Inglaterra. Com oito livros de crônicas publicados, Elsie mostrou ser uma ávida trabalhadora da informação. Ela descreveu sua posição política como “anárquica monarquista” e revelou que pretendia seguir trabalhando no futuro.