Resumo descritivo
Depoimento do ator Paulo José durante o terceiro dia do 1º Congresso Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul com duração aproximada de 1h12min54s.
O 1º Congresso Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul foi um evento de caráter excepcional, promovido pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Cultural (CODEC) e realizado no Salão de Atos da UFRGS no mês de abril de 1989, no qual diversas personalidades de reconhecida atuação cultural, nacional e internacionalmente, se reuniram para dividir suas experiências profissionais, traçar paralelos com o passado visando o futuro da cultura no estado e propor debates quanto aos desafios a serem enfrentados. As discussões se debruçaram sobre os temas “Formação histórica da Cultura Gaúcha”, O Rio Grande do Sul na Cultura Brasileira”, “Cultura e Meios de Comunicação”, “Bases para uma Política Cultural” e “Institucionalização da Cultura no Rio Grande do Sul”. Os debates e resoluções que tiveram lugar no Congresso foram fundamentais para a definição das bases de criação da Secretaria de Estado da Cultura.
Durante a noite do terceiro dia do evento houve espaço para depoimentos de artistas formados nas décadas anteriores. Paulo José e outros convidados expressaram preocupações com a relação entre a produção cultural, o teatro e as instituições privadas, bem como as fundações influentes da cultura. Foi discutida a importância de se regulamentar a participação da iniciativa privada na produção cultural, buscando um equilíbrio entre o apoio financeiro necessário e a preservação da cultura regional. A falta de reconhecimento e de marketing para os artistas gaúchos, a necessidade de um teatro municipal no Estado e a questão da mobilização da classe cultural para influenciar as políticas públicas também foram assuntos. Paulo José comentou, ainda, sobre ressentimentos relacionados à saída de artistas do Rio Grande do Sul.
No contexto geral, foi destacada a importância de valorizar a cultura gaúcha e superar o ressentimento em relação aos artistas que saem do estado, além de incentivar o desenvolvimento cultural regional antes da busca pelo reconhecimento internacional. Também foi mencionada a urgência de fortalecer os vínculos culturais entre os países sul-americanos, especialmente Argentina e Uruguai. Além disso, se identificou a necessidade de criar espaços e infraestrutura para apoiar a produção cinematográfica e teatral.