Resumo descritivo
Palestra de Achim Schrader durante o quarto dia do 1º Congresso Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul com duração aproximada de 1h45min.
O 1º Congresso Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul foi um evento de caráter excepcional, promovido pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Cultural (CODEC) e realizado no Salão de Atos da UFRGS no mês de abril de 1989, no qual diversas personalidades de reconhecida atuação cultural, nacional e internacionalmente, se reuniram para dividir suas experiências profissionais, traçar paralelos com o passado visando o futuro da cultura no estado e propor debates quanto aos desafios a serem enfrentados. As discussões se debruçaram sobre os temas “Formação histórica da Cultura Gaúcha”, O Rio Grande do Sul na Cultura Brasileira”, “Cultura e Meios de Comunicação”, “Bases para uma Política Cultural” e “Institucionalização da Cultura no Rio Grande do Sul”. Os debates e resoluções que tiveram lugar no Congresso foram fundamentais para a definição das bases de criação da Secretaria de Estado da Cultura.
O sociólogo alemão Achim Schrader, na tarde do quarto dia de Congresso, apresentou painel sobre "Cultura no Meio Rural Gaúcho". Schrader destacou a importância das tradições gaúchas, reconhecidas tanto no Brasil como no exterior. Ele observou que, embora a pecuária extensiva tenha sido a atividade econômica mais típica do Rio Grande do Sul, a Cultura persiste mesmo com mudanças na economia.
Schrader explicou, ainda, que rotular a cultura gaúcha como atavista é inadequado, já que essa cultura se fixou devido a uma conjuntura econômica regional forte e permanente. O sociólogo observou que a proliferação das tradições gaúchas ocorre mais intensamente em áreas onde a pecuária extensiva deu lugar a outras atividades econômicas e concluiu que a cultura gaúcha é praticada e divulgada por pessoas que não têm uma relação íntima com ela, chamando esse fenômeno de folclorismo.
Por fim, o sociólogo defendeu a cultura gaúcha, argumentando que ela desempenha vários papéis importantes em diferentes circunstâncias históricas e sociais.