Resumo descritivo
Palestras e debates em torno do assunto “Rumos da Cultura Brasileira” durante o quarto dia do 1º Congresso Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul com duração aproximada de 2h28min32s.
O 1º Congresso Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul foi um evento de caráter excepcional, promovido pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Cultural (CODEC) e realizado no Salão de Atos da UFRGS no mês de abril de 1989, no qual diversas personalidades de reconhecida atuação cultural, nacional e internacionalmente, se reuniram para dividir suas experiências profissionais, traçar paralelos com o passado visando o futuro da cultura no estado e propor debates quanto aos desafios a serem enfrentados. As discussões se debruçaram sobre os temas “Formação histórica da Cultura Gaúcha”, O Rio Grande do Sul na Cultura Brasileira”, “Cultura e Meios de Comunicação”, “Bases para uma Política Cultural” e “Institucionalização da Cultura no Rio Grande do Sul”. Os debates e resoluções que tiveram lugar no Congresso foram fundamentais para a definição das bases de criação da Secretaria de Estado da Cultura.
Na quarta noite do 1º Congresso Estadual de Cultura, diversos palestrantes discutiram o painel “Rumos da Cultura Brasileira”. Dirceu Lindoso abordou os fundamentos ideológicos da cultura nacional e regional, destacando a evolução dos conceitos ao longo do tempo. Carlos Nejar enfatizou a necessidade de conscientização e a luta pela liberdade, problematizando a influência dos meios de comunicação. Walmir Ayala focou nas Artes Plásticas no Brasil, destacando a importância das vanguardas e enfatizando a necessidade do desafio e do mistério nas obras de Arte.
Caio Fernando Abreu leu um manifesto em apoio a Cazuza e comentou sobre o crescimento das vendas de obras de autores brasileiros. Maria Rodrigues Alves descreveu a origem das exposições em São Paulo, relacionando-as a Francisco Matarazzo Sobrinho. Muniz Sodré encerrou a noite com uma discussão profunda sobre o conceito de “cultura brasileira,” apontando para a diversidade cultural do Brasil que contrasta com a visão monolítica que muitas vezes é promovida pelas instituições oficiais.