O cartaz tem cor predominantemente verde com escritos em branco e em verde claro. No lado superior esquerdo, anuncia o "XVII Congresso Tradicionalista" e a data do acontecimento: "6 a 9 de janeiro 1972". Na parte inferior direita, está o local do evento, "Dom Pedrito Rio Grande do Sul" e, abaixo, consta "Movimento Tradicionalista Gaúcho", um logo de governo e um da Secretaria do Turismo do RS.
A parte central do cartaz é ocupada por dois lenços entrelaçados, um branco e um vermelho. O cartaz é assinado no canto inferior esquerdo por Nelson Boeira Faedrich.
Os lenços nas cores vermelha e branca representam grupos políticos rivais da história do RS, celebrizados pelas alcunhas "maragatos" e "chimangos". Evocam, simultaneamente, o conflito federalista de 1893 e o levante de 1923. No entanto, entrelaçados como estão na imagem, representam a paz e a união entre as partes.
Acervo protegido pela Lei 9.610/98. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos.
Mídias relacionadas
RAMOS, Paula Viviane. Artistas ilustradores: a editora Globo e a constituição de uma visualidade moderna pela ilustração. 2007, 480 fl. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/12110 .