O cartaz exibe, na parte superior, o ano "1835" sobre fundo vermelho. Abaixo, três cavaleiros armados ocupam a parte central. E, abaixo deles, em cor preta, há silhuetas de embarcações e homens montados a cavalo compondo uma caravana. Na parte inferior do cartaz consta: "Exposição do Centenário Farroupilha a 20 de setembro de 1935 em Porto Alegre". A assinatura do autor está no canto direito da imagem. A borda do cartaz, originalmente branca, está amarelada. Na parte inferior esquerda da borda, a inscrição "Lit. da Liv. do Globo Porto Alegre" indica tratar-se de litografia da referida livraria e editora.
A imagem central evoca o mito das "três raças formadoras" (negro, branco e indígena) e, simultaneamente, a imagem do gaúcho guerreiro, constituinte do imaginário da Guerra Civil Farroupilha. A silhueta da caravana representa um célebre episódio do conflito no qual os insurgentes levam por terra dois lanchões até o litoral do RS, de onde rumam para Laguna (SC) e, após derrotarem as forças imperiais, proclamam a República Juliana.
A Exposição de 1935 anunciada pelo cartaz teve grande significação sob diversos aspectos e demarcou o centenário de conflito que é central na cultura e na historiografia do Rio Grande do Sul. O cartaz de Faedrich foi o 2º colocado em concurso promovido no evento. O autor também ilustrou a capa do Catálogo Geral do evento.
Acervo protegido pela Lei 9.610/98. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos.
Mídias relacionadas
RAMOS, Paula Viviane. Artistas ilustradores: a editora Globo e a constituição de uma visualidade moderna pela ilustração. 2007, 480 fl. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/12110 .