Resumo descritivo
Palestra de Helen Rosados no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 2h2mins.
Na reunião ou apresentação sobre informatização de acervos, Helen Rosados levanta a seguinte problemática: a necessidade de se oferecer informação de maneira gratuita, ou seja, a incapacidade de se monetizar o acesso à informação no serviço público, diferentemente da iniciativa privada.
Rosados entende que, subjetivamente, o indivíduo dá menos valor à informação que é oferecida gratuitamente e mais valor para aquele serviço que teve custo. Portanto, os serviços prestados pelo setor público não são devidamente valorizados.
A palestrante trata, ainda, de normas de indexação e lógica para recuperação de informação a partir de cruzamento de assuntos e fala sobre as características da infraestrutura na qual está habituada a atuar. Helen destaca que um sistema informatizado deve ser pensado de maneira detalhada, ou seja, é necessário compreender os campos de informação que determinado público-alvo procura ou possa vir a procurar, já que revisar o sistema após consolidado costuma ser um processo longo.