Resumo descritivo
Depoimento de Zaíra Acauan com duração aproximada de 61min32seg.
A atriz e professora relata momentos de sua carreira, na qual atuou em radionovelas, e de suas memórias. Conta que começou na Rádio Gaúcha, em 1947, onde disputou uma vaga como locutora, mas foi convidada a atuar e envolveu-se com a atividade, entusiasmada pela receptividade do público. Afirma que desde a escola manteve grande contato com as artes, mas que não pretendia levar isso para sua vida profissional. Ela relata que deixou a emissora por questões financeiras, porém assinou um contrato com a Rádio Farroupilha que forneceu uma renda confortável para prosseguir na carreira.
Zaíra comenta a relação com seus colegas, papéis marcantes que desempenhou e destaca a novela "Arrependimentos" como um grande marco de sua atuação, além de revelar admiração pelo seu diretor na época, Walter Pereira. Aborda as técnicas para a gravação, efeitos de sonoplastia, a autoria das novelas e aspectos da execução da transmissão na rádio.
A atriz é indagada sobre se os colegas também desenvolviam outras atividades, além da rádio-dramaturgia. Ela confirma, dizendo que principalmente os colegas homens faziam isso. Zaíra exercia também a função como professora de matemática no colégio Júlio de Castilhos. Ela fala também sobre o seu desligamento da emissora, a ida para a Europa e o retorno, quando é readmitida pela Gaúcha. No entanto, justifica que o trabalho nesta rádio teve pouca duração por causa da decadência das radionovelas devido ao surgimento da televisão.
Por fim, Zaíra conta sobre seus projetos em tele-educação para a Fundação Educacional Cultural Padre Landell de Moura (Feplam) onde aborda perspectivas de seu trabalho nesta, fala da estrutura da Fundação, da elaboração de suas aulas e de parcerias. Conceitua sua carreira e agradece ao depoimento.