Resumo descritivo
Depoimento do ator Wilson Grey para o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 35 minutos.
Wilson Grey relembra momentos marcantes de sua trajetória de 34 anos de experiência no Teatro, Cinema e Televisão. Ele comemora ao ser questionado sobre as mudanças que presenciou no Cinema durante sua carreira. Destaca a evolução do cinema brasileiro ao longo dos anos e o fato de que o povo estava entendendo essa nova fase. Ele aponta duas obras de Hugo Carvana, "Vai Trabalhar Vagabundo" e "Se Segura Malandro", como exemplos marcantes dessa mudança.
Grey elogia Carvana por sua capacidade de observar a vida brasileira e traduzi-la para as telas com humor e autenticidade. Ele também evidencia a habilidade do diretor de fazer o público se identificar com as situações retratadas e rir com elas. Além disso, cita a capacidade de Carvana em criar um ambiente de trabalho familiar, onde todos se sentem bem-humorados e unidos.
O ator revela, ainda, admirar Hugo Carvana por sua determinação em alcançar o sucesso por mérito próprio, sem depender da ajuda de outros. E faz um pequeno desabafo quanto a uma característica da “vida de cigano” dos artistas: por mais positivo que um ambiente de trabalho seja, no momento em que as gravações terminam, cada um precisa se despedir e ir embora para o próximo trabalho.