Resumo descritivo
Depoimento de Sérgio Reis para o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 42min18seg.
Sérgio Reis explica como se dava a sistematização do espaço de trabalho dos responsáveis pelas transmissões de televisão da TV Piratini. O cinegrafista via a imagem no visor da câmera enquanto o operador de vídeo via a imagem em uma pequena tela. Já o operador responsável pelo "switch" tinha como referência diversos monitores para selecionar a imagem correta a ser acionada para a transmissão. Ele lembra que essa disposição de equipamentos e operadores ainda era utilizada na época.
O repórter questiona quanto à razão pela qual o responsável pelo "switch" tinha acesso às câmeras internas para visualizar o estúdio durante determinado período da TV Piratini. Sérgio explica que o advento do videotape e a capacidade de edição modificou esse contexto. A diminuição da quantidade de programas feitos ao vivo fez com que a necessidade de se ter um ambiente plenamente controlado para as gravações deixasse de existir.