Resumo descritivo
Depoimento de Salomão Scliar com duração aproximada de 65min35seg.
O diretor de Cinema, fotógrafo, produtor e roteirista fala de sua trajetória desde a infância e juventude em Porto Alegre. Descreve o início de seu contato com jornalistas e intelectuais por meio do irmão, Carlos. Trata do começo de seu interesse por imagens e Fotografia, quando estudante do Colégio Júlio de Castilhos, e da posterior mudança para o Rio de Janeiro. Também menciona os diversos contatos profissionais realizados na época, o primeiro trabalho como repórter fotográfico e seu primeiro documentário, filmado no Rio Grande do Sul: “Homens do Mar”.
Scliar narra sua experiência na revista O Cruzeiro e fatos sobre a produção de “Homens do Mar”. Faz um balanço sobre sua formação e analisa diversos aspectos da produção do longa-metragem “Vento Norte”. Fala sobre os rumos de sua vida profissional após o lançamento do filme e realiza um balanço retrospectivo sobre essa famosa produção. Conta fatos de sua carreira como jornalista e descreve suas obras publicadas.
Ele também relata suas influências e referências intelectuais. Fala sobre o amigo Josué Guimarães e volta a tratar, mais detalhadamente, sobre suas publicações. Enumera seus trabalhos posteriores ao retorno a Porto Alegre e explica os planos para novas publicações.