Resumo descritivo
Depoimento do radialista Mílton Jung ao Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 48min14s.
Antecede o depoimento uma gravação parcial do programa “Correspondente Renner” que era apresentado por Mílton Jung e editado pelo Departamento de Jornalismo da “Rádio Guaíba”. O programa transmitia notícias de diversos veículos jornalísticos da época e no trecho selecionado são pautados temas referentes à situação econômica e ao clima no Rio Grande do Sul.
Mílton Jung nasceu na cidade de Caxias do Sul, mas já no início da infância mudou-se para Porto Alegre, estudando em diversos colégios tradicionais da cidade. Sobre sua trajetória ele conta que se tornou radialista na “Rádio Guaíba”, na qual trabalhou na sala de redação e na narração de esportes. Neste meio, passou em vários testes para cumprir diferentes funções, chegando a ser locutor comercial. Ele relembra que assumiu o “Correspondente Renner”, primeiro noticiário da Rádio, em 1964, porém não foi o primeiro locutor do programa, mas sim Ronald Pinto.
Apesar de seguir em diferentes funções como radialista, Jung destaca seu papel como narrador esportivo, relembrando a emoção que se leva ao público ao narrar uma partida de futebol e a familiaridade criada por meio de expressões típicas do esporte. Outra experiência marcante em sua trajetória foi a oportunidade de realizar várias viagens pelo mundo desempenhando o trabalho de narrador. Ele destaca como um momento memorável a sua ida à Alemanha para fazer a cobertura da Copa de 1974.
Jung expressa com prazer sua admiração pela prática esportiva que, segundo ele, é um ótimo meio de exercício físico e de competição e cujos campeonatos constituem meios potentes de despertar emoções no público. Para o radialista o esporte também serve, em suas modalidades amadoras, como um bom instrumento para que a juventude saiba preservar o espírito de amizade e manter-se em um caminho saudável em suas vidas.