Resumo descritivo
Depoimento do jornalista Isaias Valiatti para o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 75 minutos.
Valiatti trata sobre várias fases de sua carreira, incluindo suas interações com figuras importantes da política e do jornalismo gaúcho. Ele conta desde a experiência como office boy até suas passagens no Correio do Povo, na Companhia Caldas Júnior e no setor público durante o governo Walter Jobim.
O jornalista destaca sua atuação na crônica policial e na área política, além de compartilhar sua relação com colegas que, em suas próprias palavras, o ajudaram a desenvolver sua personalidade. Relembra também uma interação com Leonel Brizola, o qual descreveu como muito simpático e insinuante. Na ocasião, o político ofereceu à Isaias a oportunidade de apoio para ingressar na política.
Outro ponto relevante do depoimento é a descrição de um trágico acidente aéreo presenciado por Isaias em Guaíba, o qual ele descreveu como uma “cena monstruosa”. O jornalista confessa que entrou em crise diante da situação e teve extrema dificuldade de prosseguir com a cobertura da reportagem.