Resumo descritivo
Depoimento do radialista e rádio-ator Ernani Behs para o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 61min.
Ernani Behs fala sobre o contexto do Radioteatro da época e sobre algumas das experiências que teve em sua carreira. Ele lembra dos anos 1940 quando a Rádio Farroupilha abriu uma oportunidade de seleção para novos participantes no Grande Teatro Farroupilha sob a regência dos já consolidados Estelita Bell e Pery Borges. Behs fez o teste e foi aprovado como galã de novela. No elenco estavam nomes como Josué Guimarães, Walter Ferreira e Adroaldo Guerra. O radialista explica que o cachê para os atuantes do Grande Teatro Farroupilha era de 10 mil réis por peça apresentada nos domingos, mas como não entrava sempre nos espetáculos, não recebia o mesmo valor. Ernani destaca que, em determinado momento, o ator e diretor Walter Ferreira se desentendeu com Estelita e Pery, logo fundando o Teatro de Novelas da Rádio Farroupilha. Portanto, a cena da dramaturgia da rádio ficou dividida em dois núcleos.
O radio-ator falou também sobre o diretor Penha Rodrigues e a “Hora do Estudante”. O programa era realizado em um auditório na rua 7 de Setembro aos domingos pela manhã. Outra relevante atração da Rádio Farroupilha naquele momento era o cantor e humorista Ivan Castro. Ernani recordou, ainda, de alguns comunicadores que faziam parte do elenco da Rádio, como Costa Gama e Farid Germano.