Resumo descritivo
Depoimento da atriz Edna de Castro concedido a Maria Helena P. Campos e Maria Cristina Quevedo da FAMECOS/PUC-RS doado ao acervo do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 28m15s.
Edna de Castro relata que iniciou sua carreira na Rádio Farroupilha em 1939. Passou por várias emissoras, como as rádios Gaúcha, Difusora, Itaim e Guaíba, atuando em diversos programas e novelas de rádio. A atriz destacou seu trabalho em programas icônicos como o "Grande Teatro Farroupilha" e o "Serões da Dona Generosa".
Ela comenta sobre a mudança para a Televisão, destacando os desafios que levaram o radioteatro ao declínio. Aos poucos, a comunicação pela Televisão começou a dominar e os programas de rádio foram quase todos substituídos por conteúdo televisivo. Assim se deu o encerramento das atividades do radioteatro em Porto Alegre no ano de 1969.
A atriz compartilha detalhes sobre a produção de Rádio da época, como o uso de efeitos sonoros feitos ao vivo e a importância dessa sonoplastia. Além disso, Edna lembrou da boa remuneração e do ambiente amigável das rádios. Ela também mencionou o impacto de seus colegas e diretores em sua carreira, assim como as várias formas de reconhecimento que recebia dos fãs, incluindo cartas e pedidos de autógrafos.
Por fim, Edna enfatiza a importância do Rádio na formação das telenovelas e como a sua carreira e a de seus colegas ajudaram a moldar o meio. Ela lamentou o fim do radioteatro e expressou saudade de um tempo em que os profissionais do meio se sentiam parte de uma grande família.