Resumo descritivo
Depoimento do advogado, professor e político brasileiro José Pereira Coelho de Souza para o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 59min10s.
Na descrição de sua trajetória, Coelho de Souza narra a formação educacional, principais influências e início da carreira política. Desde sua graduação na faculdade de Direito, Coelho de Souza demonstrou grande apreço pelas práticas de atividade política, se tornando Secretário de Estado da Educação no ano de 1937, trabalho marcado pela reabertura do Colégio Júlio de Castilhos, pela fundação da Faculdade de Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela instalação de diversos ginásios em escolas de educação básica pelo Estado.
Coelho de Souza foi deputado estadual e se engajou em trabalhos na área da Educação, envolvendo-se também nas discussões que redundaram no acordo ortográfico de 1943. Após deixar a pasta da Educação, elegeu-se deputado federal pelo Partido Libertador, defendendo políticas em favor da reforma da institucionalização do país e implementação de um regime parlamentarista.
Ainda em seu depoimento, são defendidas as manifestações populares que visaram uma maior participação popular na política, entre os atos citados estão a Coluna Prestes e a Marcha dos 18 do Forte. Nestas defesas, também argumentou sobre seu otimismo a respeito da Revolução de 1930.