Resumo descritivo
Depoimento de Audálio Dantas com duração aproximada de 21min12seg.
O jornalista e presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo fala, inicialmente, sobre a sua carreira, que começou em 1950 como repórter fotográfico da "Folha de São Paulo". Aborda também experiências que resultaram em convite para trabalhar na revista "O Cruzeiro".
Dantas explica a posição do repórter em sua época, as tendências das publicações impressas no Brasil e critica os formatos utilizados pela imprensa nacional. Ele aborda seu trabalho na revista "O Cruzeiro" e expõe os motivos que levaram à decadência da publicação. Fala sobre a saída de "O Cruzeiro" e a subsequente contratação pela Editora Abril. O jornalista revela também satisfação em voltar a ser repórter após período como redator em "O Cruzeiro".
Audálio Dantas relata a vontade de buscar matérias sobre questões que envolviam questões sociais, fato que motivou seu pedido de transferência para a revista "Realidade". Ele menciona também seu apreço pelo período em que trabalhou nessa publicação e lamenta o fim da revista.
O jornalista critica a reportagem televisiva em comparação com o jornalismo impresso e revela esperança com novas publicações de qualidade.