Resumo descritivo
Depoimento de Alberto Lattuada para o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 25min12s.
O cineasta fala sobre sua formação cultural e sobre a trajetória que o levou da área da Arquitetura para o Cinema. Lattuada conta que escrevia críticas cinematográficas e recolhia filmes velhos na Cineteca Italiana antes de estudar Arquitetura. Ele explica que recebeu uma educação artística e técnica proveitosa neste período, ainda que tenha se obrigado a completar um curso que não o agradava.
Lattuada atribui uma discussão que teve com seu pai como fator fundamental para sua jornada profissional. O pai do cineasta insistiu para que ele terminasse os cinco anos do curso de Arquitetura argumentando que o conhecimento técnico e desagradável, naquele momento, seria parte de um processo necessário. Após terminar o curso, Lattuada voltou-se a sua área de interesse e imediatamente começou a escrever o roteiro de um filme de Mario Soldati. O cineasta destaca acreditar que a intervenção de seu pai trouxe uma espécie de harmonia ao todo do desenvolvimento de sua carreira.
[Tradução livre, conforme Créditos].